Irga promove roteiro técnico em Santa Vitória do Palmar

20161207144809whatsapp-image-2016-12-06-at-13-26-01.jpeg
Roteiro Técnico em Santa Vitória do Palmar

Nesta terça-feira (6), a Estação Regional do Instituto Rio Grandense do Arroz em Santa Vitória do Palmar recebeu a diretoria do Instituto e dez integrantes do Conselho da Zona Sul para um roteiro técnico seguido de reunião. Entre os participantes, estiveram presentes: o presidente do Irga, Guinter Frantz, o diretor técnico, Maurício Fischer, o gerente de pesquisa, Rodrigo Schoenfeld, e os conselheiros e técnicos do Irga da Zona Sul.

Os ensaios de cultivares foram apresentados pelo engenheiro agrônomo Roberto Carlos Wolter, responsável pela Estação daquela região. Entre os trabalhos, destacaram-se: o ensaio de Valor de Cultivo e Uso (VCU) de materiais RI; ensaios avançados de linhagens; ensaios preliminares de linhagem; ensaios de linhagens do programa de melhoramento focado em tolerância a frio; parcelas de observação das linhagens em pré-lançamento; coleção de cultivares de arroz do Irga; ensaios de VCU de híbridos; ensaios em rede de fracionamento de adubação nitrogenada; manejo de herbicidas pré emergentes; ensaios de avaliação de perdas em atraso de colheita; ensaios de supressão de irrigação do arroz a partir do florecimento; e ensaios bioclimáticos de arroz.

Após o roteiro, foi realizada uma reunião entre os conselheiros da regional e suplentes no Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar. Um dos assuntos tratados foi a renovação do contrato para a permanência da Estação no terreno onde se encontra hoje, por, pelo menos, mais três anos. “Durante este período temos que encontrar outra opção, que seria: comprar o local ou encontrar outro”, explicou o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer.

Texto: Julie Moresco da Silva