Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Integrantes da diretoria executiva e do conselho deliberativo se reúnem no Irga

Publicação:

20161208183617img-1634-800x533.jpg
Encontro ocorreu na sede do Irga em Porto Alegre - Foto: Julie Moresco/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz realizou nesta quinta-feira (8) a 521ª Reunião Ordinária do seu conselho deliberativo, às 13h30, na sede administrativa, em Porto Alegre. Além de membros do conselho, entre titulares e suplentes, participaram o presidente, Guinter Frantz, e os diretores Tiago Barata (comercial), Maurício Fischer (técnico) e Renato Caiaffo da Rocha (administrativo).

Entre os assuntos discutidos na reunião estavam: questões institucionais; mercado e o Programa Provarroz; relato do andamento da safra 2016/2017 e outros projetos. O diretor Maurício Fischer mostrou a projeção feita no último encontro com os coordenadores das regionais sobre a evolução do plantio, que está quase concluído no RS. Também apresentou a possibilidade de se realizar um censo com o número de lavouras no Estado. “O censo vai ajudar no controle e para termos conhecimento de quantos somos e como estamos divididos como produtores de arroz”, destacou Fischer.

Outro assunto encaminhado pelo diretor técnico foi o Selo Ambiental do Irga. “É uma oportunidade de mostrarmos os nossos avanços nesta área e assim fortalecermos um número maior de adesões de produtores dentro do Selo Ambiental. É muito fácil se inscrever. O arroz é a única cultura aqui no Estado que tem licença ambiental”, defendeu Fischer. Em seguida, destacou que o programa Simularroz será adotado para a próxima safra. O programa é resultado de uma parceria do Irga com a Universidade Federal de Santa Maria, para fazer a previsão oficial da produção de arroz.

Participaram conselheiros titulares e suplentes

O diretor comercial do Irga, Tiago Barata, destacou as questões de mercado, o preço do saco de arroz atualmente e as previsões para o mesmo no final da safra 2016/2017. “A valorização do dólar vai ajudar a economia. A perspectiva é exportar mais do que importar”, acrescentou Barata. Outro assunto apresentado pelo diretor foi o Provarroz, programa de incentivo ao consumo do arroz. “Intensificamos as ações e estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até agora. Nosso objetivo é levar informação e nosso publico alvo são os formadores de opinião da área da saúde. A cada mês é uma nova universidade que abre as portas para a nutricionista do Irga”, acresentou. Barata também destacou a recente participação do instituto no 11º Simpósio de Nutrição da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, além de outros convênios e projetos realizados.

Texto: Julie Moresco da Silva

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0423

IRGA