Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Clima no RS deve favorecer a colheita de arroz nesta semana

Publicação:

20170320132745clima-21-03-final.jpg
Previsão de pancadas isoladas - Foto: Arte/Climatempo

Boletim semanal do Instituto Climatempo, produzido especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), informa que as chuvas que ocorreram na primeira quinzena de março atrapalharam as atividades de colheita, sendo que o percentual de área colhida em todo o Estado do Rio Grande do Sul chega aos 21%, conforme dados de sexta-feira (17). Esse número poderia ser bem mais elevado se não fossem as chuvas contínuas e, até mesmo, de forte intensidade. Mas, em contrapartida, quanto mais avança a colheita mais se observa que o clima este ano foi bastante benevolente aos arrozais, pois as médias de produtividade estão superando as expectativas, onde, em alguns casos, há produtores colhendo volumes superiores aos 8,1 mil quilos por hectare.

E com a chegada do outono nesta segunda-feira (20) e principalmente a presença de uma massa de ar polar sobre o Estado, a semana será marcada pelo tempo mais firme e, portanto, sem chuvas. Permitindo que os produtores avancem rapidamente com a colheita. Porém, entre essa próxima quarta (22) e quinta-feira (23), há previsão para ocorrências de pancadas de chuvas isoladas sobre as áreas produtoras. Mas como serão apenas pancadas não haverá prejuízos.

As temperaturas mínimas continuarão baixas neste começo de semana, principalmente sobre a metade leste do Rio Grande do Sul, mas não há riscos para formação de geadas, sendo que, mais para o fim da semana, as temperaturas voltarão a subir.

Chuvas generalizadas e em bons volumes somente na virada do mês. Até lá as previsões continuarão sendo de possíveis pancadas bem irregulares, o que irão permitir o rápido avanço da colheita do arroz em todas as regiões produtoras. Confira diariamente a previsão do tempo no site do Irga clicando aqui

Fonte: Instituto Climatempo

IRGA