Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga sedia oficina de Zoneamento Ecológico-Econômico do RS

Publicação:

20170322122452site-2.jpg
Mais de 100 pessoas participaram da oficina - Foto: Julie Moresco da Silva/Irga

Os produtores de todo o estado estão tendo a oportunidade de participar e dar sugestões no Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (ZEE-RS), que pretende mapear as áreas que poderão ser plantadas e as que terão proteção ecológica. A participação é importante. “Daqui a pouco, numa falha nossa de produtor, nós podemos ter uma restrição numa área significativa de produção de arroz”, alerta coordenador regional do Irga na Fronteira Oeste, Ivo Mello.

Na tarde desta terça-feira (21), foi realizada uma oficina da ZEE-RS, dentro da reunião do Comitê do Lago Guaíba. O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre produtores, representantes da indústria, integrantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O encontro, dentro da primeira fase do projeto, ocorreu no auditório Joaquim Monteiro da Cunha, na sede administrativa do Irga, em Porto Alegre.

O projeto está divido em quatro fases: Pré-Diagnóstico; Diagnóstico Final; Pré-Prognóstico; Prognóstico Final. A participação pública é importante dentro da elaboração do ZEE, especialmente durante as oficinas participativas, que integram este primeiro momento. “O mais importante é a participação do agricultor, do arrozeiro, porque a questão ambiental está extremamente ligada a nossa questão produtiva. É importante o agricultor estar dentro para ter mais conhecimento e opinar e fazer prevalecer aquilo que é a sua realidade”, destaca Ivo Mello.

Entre os palestrantes estava a secretária adjunta da SEMA, Maria Patrícia Mollmann

Neste primeiro momento, já foram realizadas seis oficinas em diferentes lugares do Estado. Estão programadas para acontecer mais onze até maio deste ano. “Vamos discutir durante o ano de 2017 todo esse zoneamento. Esse é primeiro e está acontecendo em todas as regiões do Estado”, acrescenta Mello. Segundo o coordenador, este ano será importante para os produtores, porque as discussões podem ser tranquilas ou acabar por retomar temas passados, por isso enfatiza a necessidade da participação dos agricultores.

O produtor pode dar sugestões durante as reuniões e através do site (abaixo), mas precisa ter participado dos encontros. Mais informações sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio Grande do Sul e a programação dos dias e locais das próximas oficinas, é só acessar o site: http://zee.rs.gov.br/oficinas-participativas/pre-diagnostico/

Texto: Julie Moresco da Silva

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

IRGA