Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia do Arroz conta com centenas de produtores durante a Expoagro Afubra

Publicação:

20170323145940site-2.jpg
A cada ano, aumenta a participação do público no Dia do Arroz - Foto: Sara Kirchhof/Irga

       Prevenção e planejamento foram as duas palavras mais enfatizadas durante o Dia do Arroz, que aconteceu nesta quarta-feira (22) na maior feira da agricultura familiar, a Expoagro Afubra, em Rio Pardo, Região Central do Estado. O evento do setor orizícola, organizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), já faz parte do calendário oficial da Expoagro e, este ano, contou com a presença de 1.500 produtores. “Nós temos uma parceria muito grande com a Afubra em função da capilaridade que ela tem com as regiões arrozeiras, como aqui no Centro do Estado. Por isso, todos os anos, é disponibilizada uma área como esta e nós temos um dia dedicado para o arroz, quando as excursões são direcionadas para o nosso estande. Existe um trabalho todo focado nisso e, como a região tem um número muito expressivo de pequenos produtores, nós conseguimos passar a nossa mensagem em um dia de trabalho para um grande número de orizicultores e isso nos ajuda muito no processo de transferência de tecnologia”, esclarece Rodrigo Schoenfeld, gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, que sempre incentiva as ações do Irga e também está presente nas feiras agropecuárias do RS.

 

      Quatro estações técnicas foram preparadas para mostrar, na prática, o que os produtores podem fazer para melhorar a produtividade no campo. Para exemplificar a importância de alguns cuidados, além de semear parcelas de lavouras experimentais em diferentes épocas, os manejos de irrigação também foram feitos em períodos distintos. A época de semeadura e de entrada de água na lavoura são dois fatores decisivos para os bons e os maus resultados da produtividade. “Uma área foi semeada dia 14 de novembro e, outra, no dia 4 de dezembro. Na primeira, em uma das lavouras, a irrigação foi feita na época recomendada e, na parcela ao lado, teve este trabalho teve um atraso de dez dias. O mesmo foi feito na lavoura semeada tardiamente, uma parcela teve entrada da água em V3 (quando a planta apresenta de três a quatro folhas) e, a outra, teve dez dias na entrada de água”, explica o responsável pelo Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Rio Pardo, engenheiro agrônomo Ricardo Tatsch.

O roteiro passou por quatro estações técnicas

 

     Os orizicultores que circularam pelo local, como Luiz Alberto Hoff, de Guaíba, entendem a necessidade. “O manejo e a rotação de culturas são os fatores principais para a cultura do arroz e, aqui, vimos que são várias formas para se chegar a uma boa produtividade”, reflete.

 

     O roteiro, realizado em 3.000 metros quadrados de área, também destacou o Projeto 10+, que está no seu primeiro ano depois de ser reformulado a partir do Projeto 10, criado para agregar na rentabilidade do produtor, principal foco do Dia do Arroz. Destaque também para o Projeto Soja 6.000, que estimula a rotação de culturas, e para as cultivares lançadas pelo Irga e seus parceiros, como a 424 RI-CL, 426, 429 e 430, com informações importantes sobre o manejo de cada uma delas.

 

     O Irga já é presença confirmada na Expoagro Afubra desde os primeiros anos do evento que, este ano, chega à décima sétima edição. O espaço do instituto na feira cresceu nos últimos anos. O Dia do Arroz foi inserido na programação da feira devido ao grande número de produtores arrozeiros na região, estima-se que hoje existam cerca de 2.700 unidades produtivas no local. “Podemos nos orgulhar em dizer que, desde as últimas edições, estamos conseguindo dar um atendimento mais personalizado aos nossos produtores, especialmente, pela diversificação das áreas e pela presença de um grande número de orizicultores que vem aumentando muito. Existe um direcionamento para as regiões, onde se produz tabaco e arroz irrigado. Aqui no estande do Irga eles recebem informações sobre como tirar o máximo de proveito da produção de arroz e nós também aproveitamos a feira para divulgar as qualidades alimentares do arroz e da nossa produção no RS que suporta mais de 65% da produção nacional. Então, nesse aspecto, à medida que a Expoagro se fortaleceu, a participação do Irga também cresceu aqui dentro”, declara José de Andrade, engenheiro agrônomo e técnico responsável responsável pelo Nate de Candelária.

 

Os produtores foram recebidos no estande do Irga

 

     O evento do Irga contou com o trabalho de nove técnicos, três pessoas do administrativo, quatro na organização, mais a equipe de apoio e a de gastronomia, que ficou responsável por preparar o tradicional carreteiro do Irga e também pela produção de arroz doce, que está fazendo sucesso no estande da autarquia.

 

     A Expoagro Afubra é uma realização da Associação dos Fumicultores do Brasil. Tendo o tabaco como temática principal, a Expoagro fomenta a diversificação de culturas. O evento segue até o fim da tarde desta quinta-feira (23).

Texto: Sara Kirchhof

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0423

 

IRGA