Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

México abre mercado para arroz brasileiro

Publicação:

20170323151642site1.jpg
Uma comitiva deverá ir ao México para acertar os últimos detalhes - Foto: André Mattos/Pelotas

Detalhes do acordo serão discutidos em abril durante viagem de comitiva composta por Irga e Federarroz

O Brasil está habilitado a exportar arroz em casca para o México. A informação é da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa), segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, que esteve em Brasília, nesta quarta-feira, dia 22.

Embora já exista um acordo fitossanitário entre os dois países, alguns detalhes do acordo ainda deverão ser discutidos. Por isso, está agendada para abril a viagem de uma comitiva brasileira ao México, composta pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Federarroz, para acertar os últimos detalhes."É uma grande notícia para o setor. Temos que saldar o esforço das entidades e do Mapa que foram determinantes para esse acordo com o México", afirma Dornelles.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ernani Polo, também comentou o assunto.. “Esta abertura de mercado do México é fundamental para o setor orozicolas e vinha sendo objeto do setor para ampliar as comercializações. Acreditamos que esta conquista pode ser uma forma de alavancar demais negócios para o arroz gaúcho”.

 

Texto: Fecoagro/Seapi

IRGA