Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga promove palestra sobre óleo de arroz na UFCSPA

Publicação:

20170424090936img-20170418-182432-site.jpg
Palestra sobre óleo de arroz na UFCSPA - Foto: Divulgação/Irga

Para falar com acadêmicos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) sobre o óleo de arroz, o engenheiro químico e assessor técnico do Irga, Gilberto Wageck Amato, e a engenheira química e assessora do Irga, Janice Garcia Machado, estiveram, nesta última terça-feira (18), na Universidade, ministrando a palestra “Arroz: de Olho no Óleo”. O evento integra o III Ciclo de Palestras do curso de Tecnologia em Alimentos da UFCSPA.

Amato conta que o convite surgiu após a universidade tomar conhecimento do artigo escrito para a última edição lançada da revista Lavoura Arrozeira (link revista), uma publicação do Irga. “Eles encontraram 

na Internet o meu artigo e se interessaram pelo assunto, tanto que o nome da palestra é o mesmo do artigo: Arroz: de Olho no Óleo”, explica Amato. Janice também comenta que entre os acadêmicos presentes na palestra tinham alguns com o artigo impresso.

A palestra iniciou com as explicações de Amato sobre alguns aspectos da obtenção do óleo. Primeiramente é feita a retirada da casca, depois o farelo e, através desse coproduto do beneficiamento, é retirado o óleo de arroz. Depois, o engenheiro apresentou os dois tipos de processos de extração do óleo: por prensagem a frio e por solvente. Também foi colocada em questão a comparação do óleo de arroz com outros óleos, como o de milho, soja e girassol. “Eles se equiparam em muitos aspectos. O melhor óleo para botar na salada é o de oliva, o de arroz é muito neutro. Porém, para fritar, o óleo de oliva não é bom. O melhor é o de arroz”, comenta Amato.

Janice comentou sobre a logística de produção do óleo de arroz, consumo e produtos resultado do óleo. “O óleo de arroz é o aproveitamento de um coproduto: o farelo”, explica. Para a engenheira, a função do óleo depende do que a pessoa procura. Entre as características do óleo de arroz estão: bom para repetidas frituras, porque apresenta características que garantem mais vezes de uso; deixa mais seca a fritura; é mais claro e também traz benefícios para a saúde. “Tem benefícios como o gama-orizanol e outros importantes componentes como vitaninas lipossolúveis destaca. O óleo também é utilizado na produção de outros derivadosa exemplo da cera de chão que, por apresentar propriedades fitoterápicas, pode ser usado na conservação de alimentos como barrinhas de cereais.

Ambos os palestrantes destacaram a necessidade de pesquisas na área para ampliar a produção de óleo de arroz e outros produtos desenvolvidos a partir dele. "A palestra foi importante por isso. A gente incentivou o pessoal a pensar nesse aspecto, destacando que a formação deles é a mais adequada para dar continuidade no processo de pesquisa e essa passa a ser uma oportunidade de inserção no mercado”, destaca Amato.

Os palestrantes foram recebidos na palestra pelas professoras da UFCSPA, Manuela Poletto Klein e Poliana Gurak (foto).

Texto: Julie Moresco da Silva

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0423

IRGA