Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Começam os primeiros preparativos para o maior arroz de leite do Brasil

Publicação:

20170523101641site-1.jpg
O arroz de leite gigante servirá 6 mil porções - Foto: Sara Kirchhof/ Irga

No Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) já começaram as primeiras movimentações para a produção daquele que deverá ser o maior arroz de leite do Brasil. O candidato a campeão levará generosos 180 quilos de arroz branco, 1.300 litros de leite, 560 quilos de leite condensado, 90 quilos de açúcar, 3,5 quilos de canela em pau, 1 quilo de cravo da Índia e 9 quilos de canela em pó. Os insumos serão fornecidos pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Camil, Açúcar União e o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat).

A receita será preparada durante a 40ª Fenasul e a 13ª Expoleite, que acontece entre os dias 24 e 28 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O arroz de leite é uma das receitas mais elaboradas em feiras e eventos pela equipe de gastronomia da autarquia, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Jurados do RankBrasil irão conferir de perto a receita na manhã de sábado (27) no espaço de ovinos. Quem estiver circulando pelo parque, poderá tirar uma prova da super receita. Calcula-se que 6 mil porções serão servidas e distribuídas entre o público. "Com certeza este desafio será uma das grandes atrações da Fenasul 2017. Esperamos um expressivo público para acompanhar a elaboração do arroz de leite e também provar este doce no próximo sábado em Esteio", afirma o secretário da Agricultura, Ernani Polo.

Os primeiros a provar, serão os jurados do Ranking Brasil

Esta semana, começou a ser formada a equipe de trabalho que será responsável pela missão. Paralelamente à chegada dos insumos, está sendo realizada a higienização da panela que receberá o arroz de leite. Os trabalhos são coordenados pela nutricionista da autarquia, Carolina Pitta. “A produção iniciará bem cedo no sábado com a preparação da panela, acomodação da lenha e separação e organização dos ingredientes que, aos poucos, serão colocados no fogo para se tornar o maior arroz de leite do Brasil”.

O maior arroz de leite já produzido no Brasil foi feito em 2007 durante a 34ª Expofeira pelos municípios de Osório e Torres. Para superar a marca, cerca de 20 pessoas estarão envolvidas na execução do prato. Um deles é Adenir Correia, responsável por preparar os famosos carreteiros e paellas do Irga. “Será muito bom entrar no ranking levando o nome do Irga”, comentou o cozinheiro.

Nutricionista do Irga, Carolina Pitta, presidente Guinter Frantz e os cozinheiros, João Edir e Adenir Correia

Texto: Sara Kirchhof

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0432

 

 

 

 

IRGA