Irga faz reunião com conselheiros para prestação de contas

20170717160714site-1.jpg
Irga promove reunião com conselheiros das Planícies Costeira Interna e Externa - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveu uma reunião com as Regionais Representativas do Conselho Deliberativo da autarquia, com a presença dos conselheiros das Planícies Costeira Interna e Externa para uma prestação de contas. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (17), no auditório Joaquim Monteiro da Cunha, na sede administrativa da entidade, em Porto Alegre, com a presença do presidente do Irga, Guinter Frantz, dos diretores técnicos, Maurício Fischer, e administrativo, Renato Caiaffo da Rocha, e do assessor da Diretoria Técnica Athos Gadea.

Durante a reunião foram apresentados os resultados do Projeto 10+, Soja 6.000 e demais atividades regionais. Os assuntos foram abordados pelo coordenador regional da Planície Costeira Interna do Irga, o engenheiro agrônomo Ricardo Machado Kroeff, coordenador regional da Planície Costeira Externa do Irga, o engenheiro agrônomo Vagner Martini dos Santos, o pesquisador do Irga Pablo Badinelli e o engenheiro agrônomo e consultor do Fundo Latino Americano para o Arroz Irrigado (Flar), Luciano Carmona. Na explanação, Carmona destacou que a monocultura é inviável para algumas regiões e, por isso, falou da importância da rotação de culturas para a lavoura de arroz.

Reunião com as Regionais Representativas do Conselho Deliberativo da autarquia

Na sequência, Athos Gadea, apresentou as atividades e ações promovidas pela Dater. A divisão possui 41 Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) em seis Regionais e está presente em 131 municípios. Gadea destacou que todas as ações que o Irga promove ressaltam o seu diferencial, que é ser a única Instituição que trabalha com extensão rural e pesquisa. Também foram apresentadas as avaliações das regionais e dados da safra 2016/2017.

Para encerrar a reunião, o presidente do Irga, Guinter Frantz, falou sobre a importância dos projetos e da participação dos conselheiros para o crescimento da cadeia orizícola. “Através dos projetos promovidos pelo Irga os agricultores crescerão mais e com a ajuda dos conselheiros aqui presentes vamos poder crescer como um todo. Temos que nos juntar para obter um bom resultado. Reuniões como essas nos dão um novo rumo, nos ajudam a ver o que precisamos melhorar e crescer,” explica Frantz.

As próximas reuniões com as Regionais Representativas do Conselho Deliberativo estão marcadas para acontecer na quarta-feira (19) em Uruguaiana, na quinta-feira (20) na Campanha e na sexta-feira (21) na Depressão Central.

Texto: Julie Moresco da Silva

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br