Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Próximo Congresso Brasileira de Arroz Irrigado será em Santa Catarina

Publicação:

20170811154415img-6071-800x508.jpg
Fischer (esquerda) no encerramento do 10º CBAI - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Foram quatro dias de debates, palestras, oficinas, sessões orais, pôsteres e muita troca de informações. Assim foi a décima edição do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI), que ocorreu de terça (8) a sexta-feira (11) no Hotel Serrano, em Gramado. O 10º CBAI foi organizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz e promovido pela Sociedade Sul-brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI). O encerramento do evento foi oficializado pelo diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, que desejou reencontrar a todos na próxima edição, em 2019, em Santa Catarina. A organização do 11º CBAI ficará á cargo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

A sexta-feira começou com a palestra do doutor em Agronomia/Ciências do Solo, professor da UFRGS e consultor do Irga, Ibanor Anghinoni, com o tema “Sistemas integrados de produção agropecuária no contexto da lavoura arrozeira”, realizada no salão Erico Verissimo do Hotel Serrano. A palestra foi coordenada pelo engenheiro agrônomo Filipe Selau Carlos, do Irga. A partir das 10h30min ocorreram dois painéis simultâneos. O primeiro com o tema “Desafios para a rotação de culturas com o arroz”, ministrado pelo doutor em Fitotecnia e professor da UFSM Enio Marchesan, moderado pelo gerente de Pesquisa do Irga, Rodrigo Schoenfeld, tendo como debatedores o norte-americano Edward Pulver (consultor do Flar) e Dirceu Gassen (consultor autônomo).

Professor Ibanor Anghinoni

O segundo painel da manhã, realizado no teatro Lupicínio Rodrigues do Serrano, abordou “Mudanças climáticas e os impactos da lavoura arrozeira”, com o palestrante doutor em Ciência do Solo e professor na UFRGS, Cimelio Bayer, tendo como moderador Sílvio Steinmetz (Embrapa Clima Temperado) e com os debatedores Walkyria Scivittaro (Embrapa Clima Temperado) e o professor Nereu Augusto Strecl (UFSM). Após os painéis ocorreu a solenidade de encerramento.

Painel com Cimelio Bayer (esquerda)

Fischer, em nome do Irga e de seus funcionários, agradeceu o empenho de todos que participaram da organização do evento. “Quero agradecer aos nossos patrocinadores, à SOSBAI, aos nossos funcionários, que foram incansáveis na comissão organizadora. Trata-se de um grupo de jovens que conduziu todas as etapas de maneira muito gratificante, de maneira exemplar. Quero agradecer também à participação dos nossos painelistas, nossos debatedores, enfim, de todo grupo que fez com que este evento tivesse o sucesso que teve. Desejo um bom retorno a todos e que nos reencontremos dentro deste evento, em Santa Catarina, daqui a dois anos”, finalizou o diretor do Irga.

O CBAI, que ocorre de dois em dois anos, é o maior evento técnico de arroz irrigado do Brasil. O objetivo do evento é reunir a comunidade científica, produtora, empresarial e governamental que tenha relação com o setor orizícola, para apresentar e discutir os principais resultados de pesquisas que tratam da cultura do arroz irrigado. A temática central desta décima edição foi “A intensificação sustentável” pela utilização de sistemas integrados de produção agropecuária. Entre os palestrantes do 10º CBAI constaram nomes internacionais, como Sandra Valdes, do CIAT (Colômbia); Alberto Blas Livore, doutor em genética e Líder do Programa Nacional INTA (Argentina); Eric Webster, da Universidade de Louisiana (EUA); Francesco Vidotto, da Universitá degli Studi di Torino (Itália); Enrique Castiglioni, doutor em Entomologia e professor da Universidad de La Republica (Uruguai); e Katerine Loaiza de La Pava, engenheira agroindustrial e coordenadora de qualidade do arroz no Laboratório FLAR/CIAT (Colômbia), além de especialistas nacionais de grande reconhecimento.

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0423

IRGA