Seapi e Irga abrem quarto e penúltimo ciclo do Acordo de Resultados

20170816102200dsc-0384-edit-site-1.jpg
Reunião ocorreu na Sala de Governança da SPGG - Foto: Gustavo Rech-Ascom/SPGG

O monitoramento do Acordo de Resultados da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e da vinculada Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi realizado na tarde desta terça-feira (15), na Sala de Governança da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

O acompanhamento, correspondente ao quarto e penúltimo ciclo de monitoramento contou com a participação do titular da SPGG, Carlos Búrigo, do secretário adjunto, Josué Barbosa, da diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR) e chefe de gabinete da SPGG, Melissa Custódio, do adjunto da SEAPI, Andre Petry, do chefe de gabinete do Irga, João Alberto Antonio, assessores e coordenadores de gestão, gerentes de projetos e servidores públicos.

O projeto prioritário acompanhado na reunião foi o Mais Água, Sistemas Agrícolas Produtivos, que objetiva aumentar a disponibilidade e melhorar a qualidade da água por meio de práticas de manejo de solo, de resíduos de suínos e monitoramento das condições meteorológicas e processos hidrológicos.

Reunião do Acordo de Resultados

Além disso, foi monitorado o projeto que trata da construção do pavilhão da Agricultura Familiar, cujo orçamento para a construção foi liberado pela Caixa Econômica Federal e está sendo encaminhado para licitação. Também foram verificados os projetos que tratam do desenvolvimento do módulo cadastral vitivinícola no Sistema de Defesa Agropecuário (SDA), do projeto integrado de pesquisa agrícola aplicada e capacitação de agricultores, técnicos e extensionistas rurais, dos ensaios de avaliação de cultivares, além das ferramentas tecnológicas para a produção pecuária no Bioma Pampa, ambos da Seapi, e a implantação do Sistema de Coleta de Informações da Lavoura Orizícola, do Irga.

Entre os indicadores da Seapi observados, destaca-se o número de supervisões nos estabelecimentos registrados na Divisão de Produtos de Origem Animal (Dipoa), as auditorias nos serviços de inspeção municipais e exames acreditados e credenciados da área veterinária. Para controlar o status da febre aftosa, foram acompanhados o percentual de cargas de animais e produtos fiscalizados nos postos fixos de divisa e o percentual de propriedades rurais e estabelecimentos que processam produtos georreferenciados e com cadastro atualizado. Com relação ao Irga, monitorou-se a produção prevista das lavouras semeadas com as cultivares de arroz e os atendimentos na lavoura pela assistência técnica e extensão rural.

Ao todo, a Seapi possui um projeto prioritário, 68 entregáveis, 46 indicadores, e quatro compromissos de eficiência de gestão. Já o Irga, seis entregáveis, 30 indicadores, e dois compromissos de eficiência de gestão. Todos os objetivos do Irga foram atingidos acima das metas estabelecidas.

Texto: Gustavo Rech-Ascom/SPGG