Acelbra passa a fazer parte da Câmara Setorial do Arroz RS

20170928162812img-7886-site-1.jpg
Reunião ocorreu na sede administrativa do Irga, em Porto Alegre - Foto: Sérgio Pereira/Irga

A reunião ordinária da Câmara Setorial do Arroz no Estado (CSA/RS), realizada na sede administrativa do Instituto Rio Grandense do Arroz na manhã de quarta-feira (28), contou com a participação de representante da Associação dos Celíacos do Brasil - Seção RS (Acelbra-RS). Durante a reunião, o coordenador técnico da Câmara RS, Rodrigo Rizzo, oficializou o convite para que a associação passe a integrar o grupo setorial. “A proposta foi aprovada por unanimidade pelos integrantes do CSA/RS”, acrescenta Rizzo.

“A entidade agradece e está feliz por ter sido convidada, pois é uma oportunidade para ser ouvida e reconhecida. Podendo explicar e transmitir as informações sobre as necessidades das pessoas portadoras da doença”, afirma a vice-presidente da Acelbra-RS, Ester Benatti. Na reunião da Câmara Setorial, ela abordou as questões sobre os celíacos, os cuidados e o perfil do consumidor que possui essa condição (quem são essas pessoas). Ester falou ainda sobre segurança alimentar e do insumo farinha de arroz, que substitui a farinha de trigo na alimentação dos celíacos justamente por não conter glúten.

A doença Celíaca é autoimune e afeta o intestino delgado, interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. O único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida. Estima-se que 1% da população mundial sofra com essa doença.

Reunião da Câmara Setorial do RS

O presidente do Irga, Guinter Frantz, e o diretor comercial, Tiago Sarmento Barata, acompanharam o encontro de quarta-feira. Na pauta da reunião, foram discutidos ainda temas como o último encontro da Câmara Setorial Nacional do Arroz em Brasília e ações da Associação dos Arrozeiros de Alegrete. Também debateram o projeto de lei federal que prevê a inclusão da farinha de arroz na merenda escolar, entre outros assuntos gerais.

Além do Irga, também participam da CSA/RS representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Federarroz, Fetag, Farsul, Apassul, BBM, BMS, Conab, Famurs, Fearroz, Rede Arrozeiras do Sul, Sindarroz, Emater, Sindapel, Abiap, entre outras entidades ligadas ao setor arrozeiro.

Texto: Taís Forgearini/Sérgio Pereira