Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Abertas inscrições para o Selo Ambiental Safra 2017/2018
RSS
A A A
Publicação: 26/10/2017 às 16:12

Abertas inscrições para o Selo Ambiental Safra 2017/2018

Selo Ambiental permite reconhecimento para produtores que utilizam as boas práticas agrícolas - Foto: Arte/Irga
Selo Ambiental permite reconhecimento para produtores que utilizam as boas práticas agrícolas - Foto: Arte/Irga

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul, safra 2017/2018, uma iniciativa do governo do Estado, através do Instituto Rio Grandense do Arroz e da Fundação Irga, em concordância com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação e com apoio da Federarroz. As inscrições ocorrem até o dia 30 de dezembro de 2017 e devem ser feitas nos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Irga de sua região. Os empreendimentos que receberam o Selo Ambiental na safra anterior (2016/2017) poderão efetuar a inscrição apresentando somente a declaração de renovação de inscrição, assim, não necessitando entregar novamente, toda a documentação exigida.

O Selo Ambiental passa por três etapas: habilitação (produtor ou empresa agrícola devidamente, cadastrado no Irga); vistoria técnica e auditoria (avaliação técnica do local e dados informados do empreendimento inscrito) e julgamento (análise e deliberação dos requisitos necessários para obter o selo). A utilização do delo poderá ser feita nas embalagens e notas fiscais do produto, também nas correspondências do produtor ou empresa agrícola durante o período de comercialização da produção da safra correspondente a concessão.

Criado pelo Irga na safra agrícola de 2008/2009, o Selo tem por objetivos: viabilizar o desenvolvimento sustentável no sistema de produção de arroz irrigado, estimulando o modo de certificação e rastreabilidade; assegurar o reconhecimento do uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado; reduzir custos agregados ao processo produtivo, melhorando a gestão rural e contribuindo para a valorização do cereal; e impulsionar a produtividade do arroz conforme os princípios de segurança do alimento. Além, de premiar as propriedades rurais que estão de acordo com a legislação ambiental e que fazem uso de tecnologias mais limpas.

Na edição passada, houve adequações para proporcionar maior divulgação e visibilidade do Selo aos técnicos e orizicultores. A cerimônia de premiação ocorreu na Expointer 2017, com o intuito de valorizar e reconhecer os produtores que adotam as boas práticas agrícolas. A solenidade do Selo (safra 2017/2018) está programada para acontecer novamente em um evento de grande porte na Expointer 2018.

Para mais informações, acesse: http://www.irga.rs.gov.br/conteudo/4364/selo-ambiental-2017/18

Texto: Taís Forgearini

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

Endereço da página:
Copiar
Instituto Rio Grandense do Arroz
Endereço: Avenida Missões, 342 - Bairro São Geraldo - CEP: 90230-100
Fone: (51) 3288.0400
Porto Alegre - RS
Horário de atendimento: 8h30min às 12 horas e das 13 horas às 17h30min