Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Demandas do setor arrozeiro são encaminhadas ao Ministério da Agricultura

Publicação:

20171110131817foto-1-a-site-1.jpg
Audiência ocorreu no sede do Mapa, em Brasília - Foto: Divulgação

Em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, lideranças da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apresentaram as principais demandas do setor arrozeiro e levaram ao conhecimento do ministro a discrepância dos custos de produção no Brasil em comparação com os países do Mercosul. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (9) na sede do ministério, em Brasília. Pelo Irga, participou da audiência o diretor Comercial, Tiago Sarmento Barata.

Estudo da Farsul aponta que o custo de se produzir aqui é, em média, 55% maior que nos demais países, prejudicando a competitividade do nosso produto. O ministro e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luis Eduardo Rangel, ficaram de apertar a fiscalização sanitária nas fronteiras dos países, como também, defender uma maior igualdade nos tributos e nos custos de produção no Mercosul.

Na Câmara Federal, o deputado federal gaúcho Covatti Filho, que também participou da audiência, é autor dos dois principais projetos do setor: um que exige a identificação do país de origem no rótulo do alimento importado e outro que limita a quantidade de resíduos de agrotóxicos nos produtos alimentícios importados.

Audiência no MapaOs projetos objetivam dar mais segurança aos consumidores e exigem que o produto importado siga a mesma rigidez quanto aos limites de resíduos de agrotóxicos usados no Brasil, impedindo a entrada de produtos que não se enquadrem às regras. “O ministro da Agricultura se mostrou sensível às dificuldades apresentadas na audiência, e apresentada de forma clara e consistente pelas entidades que lá estiveram. E ele se comprometeu em pôr em prática ações que garantam minimizar esses problemas que afetam a condição competitiva do arroz brasileiro em relação aos demais países do Mercosul”, acrescenta Tiago Barata.

Também participaram da audiência a senadora Ana Amélia Lemos, os deputados Alceu Moreira e Luis Carlos Heinze, além do presidente da Federarroz e conselheiro do Irga, Henrique Dornelles.

IRGA