Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga participa de seminário sobre agricultura e segurança alimentar

Publicação:

20171206121902imagem12.jpg
Fazenda Capão Alto das Criúvas, em Sentinela do Sul - Foto: Divulgação

O Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS) realizará, nesta quinta-feira (7), a 18ª edição dos Seminários Senge, com o tema “Agricultura e Desenvolvimento – Segurança Alimentar”. O evento contará com palestras, debates e exposição de cases, visando discutir alternativas sobre os rumos da agricultura familiar e da segurança alimentar. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participará do evento. As atividades acontecerão no teatro do prédio 40 da PUC-RS, em Porto Alegre, das 8h às 17h30min. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do sindicato (clique aqui para acessar).

A participação é aberta a profissionais de todas as áreas. Aos estudantes será fornecido certificado, que poderá contar como horas complementares. Cada participante deverá levar um quilo de alimento não-perecível. Todos os mantimentos recolhidos serão doados para a Casa Santa Rita de Cássia, que atende crianças com lesões cerebrais.

O engenheiro agrônomo do Irga André Oliveira fará sua participação no painel “Arroz Biodinâmico”. A agricultura biodinâmica possui um sistema de sustentabilidade, em harmonia com a natureza, respeitando os processos naturais no solo, vegetação, uso e ocupação. Conceitos, processos, relação de produtividade, paisagem, padronização de mercado, relações de curto-circuito (redes de abastecimento de produtos orgânicos que otimizam o acesso aos produtos) estão entre os pontos que serão debatidos.

O contato da agricultura familiar com o meio urbano proporciona uma qualidade diferenciada nos produtos, garantindo os aspectos de segurança alimentar, nutricional e de soberania alimentar. “Apesar da padronização de mercado e de consumo de alimentos altamente processados, há uma parte da população que está migrando para uma alimentação mais saudável”, destaca Oliveira.

A fazenda Capão Alto das Criúvas, no município de Sentinela do Sul, de João Volkmann (Volkmann Alimentos), é referência com reconhecimento internacional na produção de arroz biodinâmico. Volkmann, que estará no painel junto com Oliveira na PUC-RS, tem também presença confirmada na 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018), que ocorrerá de 13 a 16 de março no Teatro Dante Barone, localizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Irga é um dos organizadores da ORP 3 Brasil 2018.

Texto: Taís Forgearini

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

IRGA