Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tempo seco predomina no RS nesta semana

Publicação:

20180102170901mapa-climatempo2.jpg
Tempo firme no RS na sexta-feira - Foto: Arte/Climatempo

A primeira semana de 2018 será marcada por tempo seco e sem previsões de chuvas. Apenas poderão vir a ocorrer pancadas localizadas e de baixa intensidade sobre a região Central e na Metade Norte do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões produtoras de arroz do Estado, o prognóstico é de tempo aberto, sem períodos chuvosos e com temperaturas altas durante toda essa primeira quinzena de janeiro. A informação é do Instituto Climatempo, em seu boletim semanal especialmente produzido para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

A previsão é que as chuvas retornem à região Sul do Estado na metade do mês. Para a cultura do arroz não há necessidade de preocupação, pois os níveis dos reservatórios estão relativamente bons. Já para o cultivo de soja, o período de poucas chuvas requer maior atenção para a redução significativa de umidade do solo, o que poderá comprometer o desempenho das lavouras.

Não há nenhum indicativo de ventos frios, ao longo das duas primeiras semanas de janeiro. Mas as altíssimas temperaturas durante as tardes elevarão as taxas de evapotranspiração, o que pode ser um problema para as culturas num período de ausência de chuvas regulares. Confira a previsão do tempo diariamente no site do Irga clicando aqui.

Fonte: Instituto Climatempo

 

IRGA