Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuvas voltam ao Estado durante esta semana

Publicação:

20180108145828yysuprev5-iloveimg-converted.jpg
Sexta com tempo instável no RS - Foto: Arte/Climatempo

A semana inicia com algumas pancadas de chuvas, previstas para as áreas produtoras de arroz do Rio Grande do Sul, principalmente sobre a metade Oeste do Estado. O prognóstico é que as chuvas retornem de forma mais regular e abrangente assim, possibilitando o acúmulo de bons volumes ao longo da segunda quinzena de janeiro podendo superar os 100mm. A informação é do Instituto Climatempo, em seu boletim semanal especialmente produzido para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Com o aumento dos volumes de chuvas, os níveis de água dos reservatórios irão se elevar dando boas condições ao desenvolvimento das lavouras. As temperaturas continuarão altas ao longo dessa semana, mas com a passagem de uma frente fria após quarta-feira (10), haverá uma queda, especialmente nas máximas, mas nada que possa comprometer o progresso das lavouras. O mês de janeiro será marcado por condições climáticas bastante favoráveis para o avanço da cultura de arroz.

Entretanto, para os produtores que também cultivam soja, as condições não serão tão boas, principalmente para as regiões da Campanha, Fronteira Sul e Litoral, já que as quantidades nessas regiões deverão ser mais baixas do que nas demais do Estado. Mas a boa notícia é que as águas do Oceano Pacífico estão, gradativamente se aquecendo, isso possibilitará que os meses de fevereiro e março venham a ser com chuvas significativas e frequentes sobre todas as regiões produtoras de grãos do Rio Grande do Sul. Confira a previsão do tempo diariamente no site do Irga clicando aqui.

Fonte: Instituto Climatempo

IRGA