Obras do escritório do Irga de Camaquã são entregues

20180208081025nate.jpg
Prédio do 3º Nate de Camaquã agora reformado - Foto: Alex Soares/Conexão Rural

Produtores e profissionais do agro acompanharam, nesta terça-feira (6), uma Manhã de Campo na Colônia Experimental que o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD) mantêm às margens da BR-116, em Camaquã. Foram ao todo sete estações visitadas, onde foram apresentados os manejos relacionados à irrigação, fertilidade e controle de doenças, além dos resultados dos ensaios de arroz convencional, híbrido e soja.

Após o roteiro na colônia, o Irga promoveu um almoço para marcar a conclusão das obras de reforma do prédio do 3º Nate. Inauguradas há 22 anos, as instalações nunca tinham recebido nenhum reparo significativo. No escritório de Camaquã trabalham onze profissionais da extensão rural, da estação experimental e da pesquisa, que também atendem produtores dos municípios de Cristal, Arambaré e Amaral Ferrador. “Esse prédio estava muito degradado e para nós essa reforma é muito importante”, comentou Marcelo Ferreira Eli, agrônomo que coordena o Nate local.

Sobre a Manhã de Campo, Marcelo frisou a boa presença de arrozeiros, que segundo ele interagiram de forma assídua com os técnicos. “Esses encontros são justamente para isso, para perguntar, para se tirar todas as dúvidas”, disse Marcelo, que se comprometeu em estudar com colegas a sugestão de participantes para que o Nate promova cursos de Irrigação.

Reformas e troca da sede central

Participante do almoço, o diretor administrativo do Irga, Renato Caiaffo da Rocha, falou sobre a obra de Camaquã, para a qual o seu departamento liberou R$ 125 mil. “Estamos tentando, desde que assumimos o cargo, racionalizar e reunir recursos para poder reformar o maior número de Nates possíveis, assim como também outras instalações como as da Divisão de Pesquisa, em Cachoeirinha”, disse Rocha.

Para ele, entretanto, o recente acordo feito com o Tribunal de Justiça do Estado para troca de prédios irá permitir a mudança do escritório central para um local maior, mais moderno e com mais recursos. “E só por essa conquista eu me dou por satisfeito pelo trabalho feito nesses pouco mais de três anos aqui no instituto”, refletiu o diretor ao estimar que até o final do ano o Irga poderá já estar em sua nova casa.

Participaram do almoço no Irga o vice-prefeito de Camaquã, Jair Martins; o diretor administrativo da Corsan, Marcus Vinicius de Almeida; o presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Celso Bartz; e a gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Flávia Tomita. Também estiveram na confraternização dois agrônomos que chefiaram o 3º Nate: Roberto Jaeger e Elton Peres.

Texto: Alex Soares/Conexão Rural