Dia de Campo Regional da Fronteira Oeste reúne 400 participantes

20180215104504site-1.jpeg
Evento ocorreu na Fepagro, em Uruguaiana - Foto: Divulgação Irga/Uruguaiana

Realizado na Fepagro, em Uruguaiana, o Dia de Campo Regional da Fronteira Oeste contou com a participação de produtores vindos até da vizinha Argentina. Ao todo, foram mais de 400 inscritos, entre arrozeiros, engenheiros agrônomos, técnicos e estudantes. O evento promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz correu na manhã do dia 7 de fevereiro.

O Dia de Campo foi composto por quatro estações. Na primeira, foram abordadas cultivares de arroz e linhagens promissoras. Apresentado pelos pesquisadores Daniel Waldow, Danielle Almeida e o extensionista Icaro Petter, neste ensaio foram enfocadas as cultivares de arroz do irga e futuro lançamento de novas cultivares.

A segunda estação enfocou o manejo de irrigação e lacunas de produtividade na cultura da soja, com destaque para os principais pontos de manejo da cultura, com ênfase em época de plantio, irrigação, drenagem e escolha de cultivares. Foi apresentada pelo professor e pesquisador Alencar Zanon e pelo extensionista Cleiton Ramão.

Dia de Campo da Fronteira Oeste

Fracionamento de nitrogênio e Projeto 10+ foram as temáticas da terceira estação, abordando o manejo na adubação nitrogenada em arroz visando altas produtividades. O pesquisador Filipe Selau, Luciano Carmona e o extensionista Gil Marques foram os responsáveis pelas apresentações.

E a quarta estação enfocou supressão de irrigação em arroz, com os principais cuidados no manejo da irrigação. Apresentada pelo pesquisador Elio Marcolin e o extensionista Alessandro Saucedo Rubim. Ao final foi servido almoço pela Panela Campeira.