Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Produção de arroz orgânico em discussão na ORP 3 Brasil 2018

Publicação:

20180308161012site-1.jpeg
Lavoura do agricultor Juarez Pereira, guardião de sementes, em Mariana Pimentel - Foto: Juarez Pereira/Divulgação

O interesse pelos produtos orgânicos aumenta em todo o mundo, movimentando anualmente perto de 100 bilhões de dólares. Nos Estados Unidos, os produtos orgânicos já respondem hoje por 5,3% de todo o mercado de alimentos. Essa demanda crescente será um dos temas da 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018), evento que ocorre em Porto Alegre e deve atrair a atenção de especialistas de diversos países. Esta é a primeira vez que o Brasil sediará a conferência. As edições anteriores foram em Montpellier, França (2012), e Milão/Pávia, Itália (2015).

A ORP 3 Brasil 2018 será realizada entre os dias 13 e 16 deste mês no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 1101, no Centro Histórico). O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Embrapa, as secretarias estaduais da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura, entre outras entidades, são apoiadores do evento. As inscrições ainda podem ser feitas no local. Os organizadores têm se encontrado periodicamente na sede administrativa do Irga.

A conferência possibilitará um intercâmbio cultural e científico, por meio da construção de vivências e troca de experiências em todo o âmbito da cadeia do arroz orgânico; o produtor, o mercado e a sociedade em geral. O fortalecimento e a compreensão dos processos de produção, agroindustrialização, distribuição e consumo são pontos importantes que serão debatidos. O encontro será destinado aos atores que atuam na cadeia de valorização do arroz, em especial, agricultores, técnicos de assistência técnica e extensão rural, pesquisadores, professores, estudantes, consumidores, gestores públicos, privados e organizações sociais, players do mercado.

Reunião dos organizadores da ORP 3 Brasil 2018

Dentre os diversos casos de sucesso, destacamos a participação de representante da empresa Lundberg Family Farms, da Califórnia, que cultiva seis mil hectares de arroz orgânico ao ano, sendo dois mil próprios e quatro mil em regime de parceria. Pelo Brasil, um dos destaques da ORP 3 será João Batista Amadeo Volkmann, da Volkmann Alimentos, que cultiva cerca de 350 hectares/ano. E também as Cooperativas de Agricultores Assentados do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico/RS, que plantam e beneficiam arroz de aproximadamente 5.000 hectares, gerando renda para cerca de mais de 450 famílias.

Mercado de orgânicos

Os Estados Unidos representam hoje 46% do mercado mundial de produtos orgânicos, seguidos de Alemanha (10,5%), França (7,5%) e China (5,9%), conforme dados divulgados na Biofach 2018, feira de produtos orgânicos realizada em Nuremberg (Alemanha) no mês passado. Também se destacam Canadá, Itália, Reino Unido, Suíça, Suécia e Espanha. Já sobre o consumo per capita, o grande destaque mundial é a Suíça, com 274 euros por habitante ao ano. Depois aparecem Dinamarca (227), Suécia (197), Luxemburgo (188) e Áustria (177).

Na ORP 3, estão confirmados 40 palestrantes de diversas nacionalidades (França, Itália, Índia, Estados Unidos, Uruguai, entre outros), além de brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro). As apresentações das palestras e dos trabalhos científicos terão tradução simultânea. No último dia do encontro ocorre a Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico, no Assentamento Filhos de Sepé (AAFISE), em Viamão (ERS-040, quilômetro 20). O local foi escolhido para a solenidade por cultivar 1.600 hectares de arroz orgânico, com gestão de irrigação realizada pela AAFISE em convergência aos interesses e diretrizes da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre do Banhado dos Pacheco/Sema. Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.orp3brasil.com.br.

A conferência conta com o patrocínio Diamante de Irga, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Social e Governo Federal. Patrocínio Ouro de Tio João - Arroz Integral/Orgânico da Josapar, Ecor- NaturaSí e Yoorin Fertilizantes. Prata de Coopersulca, Arroz Fazenda Orgânico, Mirarroz e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Apoio de Federarroz, Bio Controle, Volkmann Alimentos, Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge), Coceargs, Terra Livre, Lundberg Family Farms e Universidade Católica de Pelotas. Realização: Programa Rio Grande Agroecológico, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Emater, Irga, Seapi, Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,  Epagri, Volkmann Alimentos, Embrapa, Ministério da Agricultura, Inra (França), Universidade de Milão, Ufrgs, Uergs, Instituto Federal do Sul, Associação Assentamento Filhos de Sepé e FAO.

Texto: Taís Forgearini

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

3288-0477

IRGA