Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga realiza roteiro técnico sobre manejo de doenças em Alegrete

Publicação:

20180312150707whatsapp-image-2018-03-12-at-09-51-54-1.jpeg
Técnicos avaliam área implantada com cultivar IRGA 424 RI - Foto: Divulgação/Irga Alegrete

Na tarde de sexta-feira (09), ocorreu na Unidade Experimental do Capivari - Fundação Maronna, no município de Alegrete, o roteiro técnico “Manejo de Doenças – Irga 424 RI”, organizado pelo 9º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Alegrete do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento contou com a participação de integrantes da equipe do Irga e de técnicos agrônomos que realizam assistência técnica nas lavouras da região.

O roteiro foi dividido em dois momentos. No primeiro, cada técnico recebeu uma guia avaliativa, para realizar uma análise visual das 24 parcelas implantadas com a cultivar IRGA 424 RI, que receberam diferentes tratamentos. Na guia de avaliação os técnicos assinalavam suas observações quando constatavam a presença de algum tipo de doença e atribuíam suas notas sem saber o tratamento implantado. A cultivar IRGA 424 RI atualmente é utilizada em mais da metade da área de arroz semeado em Alegrete.

Na segunda etapa, foi apresentado o tratamento para cada parte de área implantada com a cultivar IRGA 424 RI. Os participantes compararam com o resultado de suas avaliações e realizaram as considerações finais do trabalho até o momento. O resultado final acontecerá após a colheita das partes testadas para avaliar a produtividade e qualidade do grão.

Para o engenheiro agrônomo Alex Vercilino Franklin da Silva, responsável pelo Nate de Alegrete, é de “suma importância encontros como este, para a troca de conhecimento e a difusão de novas práticas agrícolas entre os técnicos”.

Roteiro Técnico em Alegrete

Texto: Taís Forgearini

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

IRGA