Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conferência de Arroz Orgânico - ORP 3 Brasil 2018 promove visitas a lavouras

Publicação:

20180314103327img-4602-site-1.jpg
ORP 3 Brasil 2018 vai até sexta-feira - Foto: Sérgio Pereira/Irga

A 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018) prossegue nesta quarta-feira (14) com visitas a oito propriedades de cultivo em Nova Santa Rita, Tapes, Charqueadas, Eldorado do Sul, Viamão, Sentinela do Sul e Barra do Ribeiro. O roteiro será realizado à tarde, organizado pelos engenheiros agrônomos Marthim Zang (Associacao dos Moradores do Assentamento Filhos de Sepé) e João Batista Amadeo Volkmann (Volkmann Alimentos). A ORP 3 ocorre no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e termina nesta sexta-feira (16), com a solenidade da Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico, em Viamão.

Na manhã desta quarta estão ocorrendo painéis sobre inovação tecnológica e sistemas de cultivo, com as presenças, entre outros, do doutor Stefano Bocchi, da Universidade de Milão (Itália): e Jéssica Lundberg, da Lundberg Family Farms (Estados Unidos). Ainda é possível fazer a inscrição diretamente no local.

Na terça-feira (13), foi o dia da abertura oficial, com a presença de autoridades. Na parte da tarde, ocorreram os painéis sobre nutrição e saúde, com as palestrantes doutora Márcia Arocha Gularte, da UFPel; e a doutora Fabiana Thomé da Cruz , da Ufrgs, com moderação da nutricionista Carolina Pitta, do Irga. Também à tarde, foi apresentado o tema “Políticas Públicas e Organização Social”, com a mestre Hétel Leepkaln dos Santos, da MDS/DF, e o doutor Silvio Porto e Emerson Giacomelli, da COOTAP/RS, com moderação da doutora Agda Regina Yatsuda Ikuta, da SDR/RS. Ao mesmo tempo, ocorreu a mesa-redonda sobre empreendorismo, com Juan Carlos Cirera Martínez, da empresa Riet Vell (Espanha), e o mestre Luiz Clovis Belarmino (Embrapa), com moderação do diretor técnico do Irga, Maurício Fischer.

Painel sobre nutrição e saúde

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a ORP. As edições anteriores foram em Montpellier, França (2012), e Milão/Pávia, Itália (2015). Estão confirmados 40 palestrantes de diversas nacionalidades (França, Itália, Índia, Estados Unidos, Uruguai, entre outros), além de brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro). As apresentações das palestras e dos trabalhos científicos terão tradução simultânea.

A conferência conta com o patrocínio Diamante de Irga, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Social e Governo Federal. Patrocínio Ouro de Tio João - Arroz Integral/Orgânico da Josapar, Ecor- NaturaSí e Yoorin Fertilizantes. Prata de Coopersulca, Arroz Fazenda Orgânico, Mirarroz e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Apoio de Federarroz, Bio Controle, Volkmann Alimentos, Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge), Coceargs, Terra Livre, Lundberg Family Farms e Universidade Católica de Pelotas. Realização: Programa Rio Grande Agroecológico, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Emater, Irga, Seapi, Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,  Epagri, Volkmann Alimentos, Embrapa, Ministério da Agricultura, Inra (França), Universidade de Milão, Ufrgs, Instituto Federal do Sul, Associação Assentamento Filhos de Sepé e FAO.

Mesa-redonda sobre empreendedorismo

Confira a programação do evento clicando aqui.

 

Assessoria de Comunicação     

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

3288-0477

IRGA