Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conferência de Arroz Orgânico - ORP 3 Brasil 2018 termina nesta sexta com abertura da colheita

Publicação:

20180316134002img-4959.jpg
ORP 3 Brasil 2018 no Teatro Dante Barone - Foto: Taís Forgearini/Irga

O último dia da Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018) está reservado para a solenidade da Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico. O ato desta sexta-feira (16) ocorre no Assentamento Filhos de Sepé (AAFISE), em Viamão (ERS-040, quilômetro 20), em uma área cultivada de 1.600 hectares de arroz orgânico, com gestão de irrigação realizada pela AAFISE em convergência aos interesses e diretrizes da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre do Banhado dos Pacheco.

A programação começa às 7h30min, com saída prevista da frente da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, rumo ao assentamento. Por volta das 9 horas ocorre, na Barragem das Águas Claras, a apresentação das lavouras de produção orgânica da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, por André Osorio da Rosa (Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/SEMA); relato de Experiência de Gestão Comunitária das Águas, com Osmar Moises de Moura (AAFISE); e sobre Lavoura demonstrativa de produção orgânica de arroz, com Ricardo Diel e Edivane Portela (ambos do Instituto Rio Grandense do Arroz).

Às 11 horas está prevista apresentação artística, seguida de Estudo do Contexto Brasileiro e a Defesa da Democracia e da Soberania Nacional. A solenidade oficial de abertura ocorre ao meio-dia, com almoço marcado para 13 horas. Já às 14 horas deve iniciar visita à Unidade de Conservação Ambiental Refugio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos. O retorno para Porto Alegre está previsto para 16 horas.

Nesta quinta-feira foram realizados vários painéis no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS. Pela manhã, as atividades da ORP 3 foram abertas com a discussão sobre Redes de Abastecimento, Comércio e Consumo, com os painelistas doutor Paulo Niederle (Ufrgs), Carlo Maurer (Eco Nature Naturasi) e Laércio Meirelles (Centro ecológico/RS), tendo como moderador o doutor Alberto Bracagioli Neto (Ufrgs). Às 10h30min, ocorreu o painel Paisagens, Biodiversidade, Agroecossistemas e Meio Ambiente, com Juan Carlos Cirera Martínez (RietVell, da Espanha), Jean-Claude Mouret (INRA, da França), Henrique Ilha (ICMBio/SC), e Gerardo Evia (Probides, do Uruguai), com a moderação da doutora Luiza Chomenko (SEMA).

As atividades foram retomadas à tarde, às 14 horas, com o painel Estratégias de Acreditação, com Ivo Mello (Irga), doutora Maria Laura Turino Mattos (Embrapa) e Leandro Venturin (Rede Ecovida), tendo como moderador José Cleber Dias de Souza (Ministério da Agricultura). O último painel do dia ocorreu a partir das 16 horas, abordando Oportunidades e desafios do Arroz Orgânico, com representantes de distintos segmentos sociais, de pesquisa e extensão e de produção e consumo, nacionais e internacionais, com o facilitador Francisco Manteze (Emater/RS). Às 17 horas, o engenheiro agrônomo André Luiz Vieira Correa de Oliveira (do Irga), apresentou um relato da Conferência Internacional.

Painel - Estratégias de Acreditação

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a conferência. As edições anteriores foram em Montpellier, França (2012), e Milão/Pávia, Itália (2015). A ORP 3 Brasil começou na terça-feira (13), com 40 palestrantes de diversas nacionalidades (França, Itália, Índia, Estados Unidos, Uruguai, entre outros), além de brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro).

A conferência conta com o patrocínio Diamante de Irga, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Social e Governo Federal. Patrocínio Ouro de Tio João - Arroz Integral/Orgânico da Josapar, Ecor- NaturaSí e Yoorin Fertilizantes. Prata de Coopersulca, Arroz Fazenda Orgânico, Mirarroz e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Apoio de Federarroz, Bio Controle, Volkmann Alimentos, Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge), Coceargs, Terra Livre, Lundberg Family Farms e Universidade Católica de Pelotas. Realização: Programa Rio Grande Agroecológico, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Emater, Irga, Seapi, Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,  Epagri, Volkmann Alimentos, Embrapa, Ministério da Agricultura, Inra (França), Universidade de Milão, Ufrgs, Instituto Federal do Sul, Associação Assentamento Filhos de Sepé e FAO.

Clique aqui para saber mais sobre a ORP 3 Brasil 2018.

 

Assessoria de Comunicação     

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

3288-0477

IRGA