Provarroz promove atividades em General Câmara e Capivari do Sul

20180502173311whatsapp-image-2018-05-02-at-13-45-03.jpeg
Nutricionista do instituto (à direita) com as participantes da palestra e oficina - Foto: Divulgação

A palestra “Os benefícios do consumo de arroz para a saúde” e a oficina “Receitas com farinha de arroz”, ambas promovidas pelo Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), foram realizada na manhã desta quarta-feira (2), na 137ª Festa e na 1ª Expofeira de General Câmara.

As atividades foram ministradas, para merendeiras da rede municipal do município e mulheres da comunidade, pela nutricionista da autarquia, Carolina Pitta. No encontro, Carolina abordou as vantagens de se consumir arroz na alimentação, a importância de inserir no cardápio o cereal e alimentos derivados do grão. Além de esclarecer dúvidas relacionadas à nutrição.

Na oficina, a nutricionista ensinou o público a fazer um bolo de laranja à base de farinha de arroz, que foi degustado pelos participantes. Foram distribuídos os novos blocos de receitas à base de farinha de arroz. Após, a equipe gastronômica do irga preparou uma paella campeira, que foi servida para 150 pessoas na Expofeira.

Palestra “Os benefícios do consumo de arroz para a saúde” na 1ª Expofeira de General Câmara

Na terça-feira (24) e sexta-feira (27), a palestra “Os benefícios do consumo de arroz para a saúde” foi realizada na EEEM Arthur da Costa e Silva de Capivari do Sul. A ação do Provarroz integra o projeto “Arroz na Escola”, que abrange as escolas municipais e estaduais dos municípios pertencentes ao 32º Nate (Capivari do Sul, Balneário Pinhal e Cidreira). O encontro contou com mais de cem alunos do ensino médio que receberam informações sobre o consumo de arroz e seus benefícios, além do espaço aberto para perguntas sobre o cereal e nutrição.

“O Projeto Arroz na Escola tem sido muito importante para gerar mais conhecimento e a dinâmica da palestra ministrada pela nutricionista do Irga trata o assunto com os adolescentes de forma formidável. Desde a retrospectiva histórica, transitando interdisciplinarmente, entre gráficos, mapas, vitaminas. Ela mostrou aos alunos que o arroz não é apenas um simples alimento”, destaca a diretora EEEM Arthur da Costa e Silva, Rosana Soares Nunes.

Alunos da EEEM Arthur da Costa e Silva após a palestra

Texto: Taís Forgearini