Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > O IRGA > Conheça o Irga
RSS
A A A

Conheça o Irga

Atual sede do Irga em Porto Alegre
Atual sede do Irga em Porto Alegre

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é uma entidade pública, como autarquia administrativa do Estado do Rio Grande do Sul, subordinada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, mas com independência administrativa, financeira e orçamentária. Sua finalidade é promover o desenvolvimento sustentável do setor orizícola do Rio Grande do Sul por meio da geração e da difusão de conhecimentos, de informações e de tecnologias, bem como propor políticas de interesse setorial e do consumidor.

Sua sede é em Porto Alegre (RS), na Avenida Missões, 342, bairro São Geraldo, onde fica a Diretoria Executiva, formada pelo presidente e seus diretores Técnico, Comercial e Administrativo, e os demais departamentos, assessorias e divisões. Além da Diretoria Executiva, o Instituto é administrado por seu Conselho Deliberativo, formado por 76 produtores rurais e quatro integrantes indicados pela indústria e comércio do arroz e dois indicados pela Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul Ltda, e por uma Comissão de Controle, com integrantes das secretarias estaduais da Agricultura, Planejamento e da Fazenda.

O Irga também possui uma Estação Experimental do Arroz na cidade de Cachoeirinha (RS), seis Coordenadorias Regionais e Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) em outros 41 municípios gaúchos. Mantém ainda campos experimentais regionais em Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Cachoeira do Sul (junto à Barragem do Capané), Palmares do Sul (na Granja Vargas), Camaquã e Torres.

Estação Experimental do Arroz - Cachoeirinha

Entre os principais serviços prestados pelo Irga estão: Análise de solo, água e sementes; Produção e distribuição de sementes básicas; Divulgação diária da previsão do tempo para todo o RS; Planejamento de lavouras; Projeto de sistematização do solo; Promoção de palestras, cursos e seminários; Incentivo ao consumo do arroz; Publicação da revista Lavoura Arrozeira; Licenciamento de cultivares de arroz e soja; Divulgação dos números das safras e da taxa CDO; Promoção de Dias de Campo; e Manutenção de Biblioteca com amplo material de pesquisa.

 

NOSSA HISTÓRIA

A trajetória do Irga começa com a iniciativa do Sindicato Arrozeiro do Rio Grande do Sul, que para dinamizar a cultura no Estado resolveu transformar o sindicato no Instituto do Arroz do Rio Grande, no dia 31 de maio de 1938, sendo oficializado pelo Decreto nº 7.296. Seu principal objetivo era a defesa dos segmentos da orizicultura, o desenvolvimento de pesquisa e assistências técnicas aos produtores.

Antiga lavoura de arroz no RS

No dia 20 de junho de 1940 foi criado como entidade pública, já com o nome de Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), por meio do Decreto-Lei nº 20, tendo como finalidade principal incentivar, coordenar e superintender a defesa da produção, da indústria e do comércio de arroz produzido no Estado. Finalmente, em 31 de dezembro de 1948, o Irga foi institucionalizado por meio da Lei nº 533, que em 2011 recebeu modificações pela Lei nº 13.697.

O Irga é mantido pelo pagamento da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO), também criada originalmente pela Lei nº 533, de 1948. A taxa CDO correspondente a 18,83% da UFIR por cada saco de 50 kg de arroz que é paga por importadores, beneficiadores e exportadores do arroz em casca e em qualquer estágio de industrialização.

Depósito do Irga em Porto Alegre na década de 1950 

 

NOSSO NEGÓCIO

Soluções para o arroz.

 

NOSSA MISSÃO

Gerar e difundir soluções para cadeia produtiva do arroz do Rio Grande do Sul.

 

NOSSA VISÃO ATÉ 2020

Tornar o arroz irrigado do Rio Grande do Sul líder em produtividade e qualidade mundial.

 

NOSSOS VALORES

CREDIBILIDADE - Ter relação de confiança e integridade;

INOVAÇÃO - Buscar soluções diferenciadas que agreguem valor;

EXCELÊNCIA - Buscar persistentemente as melhores práticas;

RESPEITO - Respeitar o relacionamento com todos;

SUSTENTABILIDADE - Viabilizar o desenvolvimento econômico e socialmente justo, respeitando o meio ambiente;

COMPROMETIMENTO - Exercer o trabalho em equipe, com vontade, participação e envolvimento.

Endereço da página:
Copiar
Instituto Rio Grandense do Arroz
Endereço: Avenida Missões, 342 - Bairro São Geraldo - CEP: 90230-100
Fone: (51) 3288.0400
Porto Alegre - RS
Horário de atendimento: 8h30min às 12 horas e das 13 horas às 17h30min